A Cooperativa Reluz é a Cooperativa de Catadoras e Catadores de materiais recicláveis da cidade de São Bernardo. É filiada a Coopcent ABC que é uma cooperativa de segundo grau localizada no município de Diadema. Atualmente, sete grupos participam da Coopcent ABC:

01. Cooperpires (Ribeirão Pires);
02. Coopercata (Mauá);
03. Cooperlimpa (Diadema);
04. Nova Conquista (Diadema);
05. Reluz (São Bernardo do Campo);
06. Cooperluz (São Bernardo do Campo).

Quem pode se filiar à Coopcent ABC?

Para se filiar à Coopcent ABC a Cooperativa deverá respeitar os princípios, conceitos e procedimentos do cooperativismo verdadeiro e da economia solidária devendo praticar, entre outras, as seguintes ações:

01. Realizar a gestão da cooperativa democraticamente, com a participação de todos os cooperados e cooperadas participando da definição de suas políticas e na tomada de decisões;

02. Ser transparente na gestão e distribuição dos resultados econômicos e demais, fixando esses resultados no quadro de aviso da cooperativa;

03. Realizar pelo menos uma Assembleia Geral por mês, com a participação de todas as cooperadas e cooperados. Sendo apenas uma, nela deverá ser apresentado pela diretoria os resultados relacionados à produção e a comercialização do mês, definição do valor da hora trabalhada e da retirada dos cooperados e cooperadas;

04. Os diretores e conselheiros - eleitos nas assembleias gerais como representantes dos demais cooperados – devem respeitar as decisões coletivas de todos os catadores e catadoras e em nenhum momento se comportar como donos ou donas do empreendimento.

Sete princípios do Cooperativismo

1º Adesão voluntária e livre - As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como cooperados, sem discriminações sociais, raciais, políticas, religiosas ou de gênero.

2º Gestão democrática e livre - As cooperativas são organizações democráticas, controladas por seus cooperados, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os diretores e conselheiros - eleitos nas assembleias gerais como representantes dos demais cooperados – devem atuar respeitando os princípios do cooperativismo e das decisões coletivas e em nenhum momento se comportar como dono do empreendimento. Cada cooperado tem direito a um único voto.

3º Participação econômica dos cooperados - Os cooperados contribuem equitativamente e controlam democraticamente o capital de suas cooperativas. A Cooperativa deve destinar 10% das obras líquidas para o Fundo de Reserva para ser utilizado para o seu desenvolvimento ou cobrir perdas futuras e 5% para o Fundo de Assistência Técnica, Social e Educacional. Pode também criar outros fundos, de acordo com suas necessidades.

4º Autonomia e independência - As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos cooperados. Em caso de firmarem acordos com outras organizações – incluindo instituições públicas – ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos cooperados e mantenham a autonomia da sociedade. A Constituição Brasileira promulgada em 1988, em seu Art. 5º, Inc. XVIII reforça este princípio básico do cooperativismo ao disciplinar: "a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, vedada a interferência estatal em seu funcionamento."

5º Educação, formação e informação - As cooperativas promovem a educação e a formação de seus cooperados, dos representantes eleitos, dos gerentes e de seus funcionários, de forma que estes possam contribuir eficazmente para o desenvolvimento da cooperativa. Divulgam os princípios de cooperativismo, e informam a natureza e os benefícios da cooperação para o público em geral, particularmente para os jovens e os líderes de opinião.

6º Intercooperação – Para as cooperativas prestarem melhores serviços a seus cooperados e agregarem força ao movimento cooperativo, devem trabalhar em conjunto com as estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.

7º Interesse pela comunidade - As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos cooperados.

Apresentação RELUZ

Empresas Amigas do Meio Ambiente e dos Catadores
Cooperativa Reluz © | Todos os direitos reservados | TEL: (11) 4109-9084