Apenas 5,31% do total passível de ser reciclável é destinado à reciclagem em São Bernardo do Campo
Com uma população estimada de 822 mil habitantes em 2016, segundo o IBGE, o município de São Bernardo do Campo gera diariamente cerca de 822 toneladas de resíduos sólidos, se levarmos em consideração que cada morador produz cerca de 1 kg por dia, média encontrada por meio de pesquisa realizada pelo IPEA a nível nacional.

Do total de resíduos sólidos do município aproximadamente 30% são passíveis de serem recicláveis, o que significa dizer que 246,6 toneladas diárias podem ser destinadas à reciclagem, ou 7.398 toneladas por mês.

Desse total mensal as duas cooperativas de catadoras e catadores do município destinam à reciclagem 393 toneladas por mês (outubro 2016), representando cerca de 5,31% do total passível de ser reciclável.

Se levarmos em consideração a tonelagem total de resíduos domiciliares coletados mensalmente que é de 24.660 toneladas, chegamos à conclusão que apenas 1,59% é destinado à reciclagem.

O Plano Plurianual Participativo da Região do Grande ABC previu que até final de 2017, a coleta seletiva porta a porta deverá ser realizada em todas as residências dos sete municípios. São Bernardo do Campo realiza a coleta na cidade como um todo. Para Lucia Souza, presidente da Cooperluz, “é necessário planejar e executar um amplo plano de educação ambiental no município para que atinja a meta de destinar 30% de resíduos passíveis de serem recicláveis para a reciclagem, conforme previsto para os próximos anos.

Apresentação RELUZ

Empresas Amigas do Meio Ambiente e dos Catadores
Cooperativa Reluz © | Todos os direitos reservados | TEL: (11) 4109-9084