Grupos de catadores do ABC se reúnem para encaminhar o Programa Dê a Mão para o Futuro da Abihpec
Representantes de todas as sete cooperativas de catadores de materiais recicláveis vinculadas à Coopcent ABC se reúnem no Consórcio Intermunicipal Grande ABC para realizar a oficina de Planejamento Estratégico Participativo prevista no contrato de parceria entre a Coopcent ABC e a Abihpec.



A oficina teve por objetivo refletir sobre o significado do planejamento estratégico participativo, apresentar diferentes metodologias e realizar um exercício de planejamento estratégico. É uma atividade que teve por objetivo preparar os participantes para realizar os planejamentos em seus respectivos grupos, em parceria com a assessoria da ARCOP, entidade responsável por esta e outras atividades relacionadas ao Programa “De a mão para o Futuro” da Abihpec.

“Foi formado um grupo composto por cinco profissionais para assessorar e contribuir com a formação dos catadores do ABC” comenta Cleide Fiori, assistente social e assessora da ARCOP. “Não pretendemos realizar um processo de formação convencional que “primeiro muda a consciência das pessoas, para que no futuro elas promovam mudanças em suas realidades, mas sim que elas aprendam como melhorar suas condições de vida e trabalho, no hoje, a partir da melhoria concreta, de forma participativa, como protagonista. Este é o processo ensino-aprendizagem em que acreditamos”, conclui Fiori.

Apresentação RELUZ

Empresas Amigas do Meio Ambiente e dos Catadores
Cooperativa Reluz © | Todos os direitos reservados | TEL: (11) 4109-9084