Cooperativa Reluz realiza Planejamento Estratégico Participativo
Os catadores e catadores de materiais recicláveis da Reluz realizaram o planejamento estratégico participativo da cooperativa visando diagnosticar problemas, levantar alternativas de soluções e planejar ações, no dia 10 de outubro de 2016, no refeitório do empreendimento.

Entre os principais problemas levantados foram a existência de restos de alimentos, resíduos hospitalares, fezes de animais, fraldas descartáveis e animais mortos entre os resíduos coletados nos domicílios do município, o calor excessivo no galpão no espaço da esteira, a necessidade de aumentar a produtividade da triagem para aumentar as retiradas dos cooperados e cooperadas e a adequação da cooperativa à legislação vigente.

Enquanto as alternativas de soluções para melhorar a qualidade dos materiais coletados está inicialmente na abertura de uma canal de diálogo dos catadores e catadoras com os gestores públicos responsáveis pelo serviço de coleta seletiva do município e com representantes da empresa SBC Valorização de Resíduos, responsável pela execução da coleta e da educação ambiental, junto aos moradores do município. “A solução para esse problema depende de ações integradas entre esses três segmentos, em conjunto com a população”, segundo Francisca, uma das lideranças da Reluz. Para ela, “os catadores e catadoras podem atuar realizando educação ambiental junto à população da cidade, para explicar a forma adequada de separação dos materiais, uma vez que são os maiores interessados em que os materiais tenham qualidade”.

Para o calor excessivo existente na área de esteira, o planejamento apontou como solução a instalação de um sistema de ventilação que se utiliza de um duto perfurado com um ventilador de alta potência lançando vento em seu interior. Este duto estaria próximo aos catadores e catadoras que estão trabalhando na esteira, e o vento seria lançado por meio dos orifícios do duto, para as suas respectivas face. Simplesmente colocar ventiladores no entorno da esteira, faz com que a poeira se movimente e cause danos respiratórios à saúde dos trabalhadores.

Para promover aumento da produtividade, além da melhora da qualidade e quantidade do material destinado à cooperativa foi levantado no planejamento que é necessário estudar os procedimentos, rotinas e metodologia de trabalho na Reluz, a fim de aperfeiçoar e otimizar a produção.

E, para adequar a Reluz à legislação do cooperativismo com a constituição dos fundos obrigatórios e do aprimoramento do sistema de autogestão, promovendo a gestão democrática, portanto participativa, deverá ser realizado um processo de reflexão e formação com a participação de todos os catadores e catadoras.

Este planejamento estratégico participativo é parte integrante do Programa Dê a Mão para o Futuro, realizado por meio de parceria entre a Abihpec, Coopcent ABC e Arcop.

Clique aqui para ver o Planejamento Estratégico Participativo 2016/2019

Apresentação RELUZ

Empresas Amigas do Meio Ambiente e dos Catadores
Cooperativa Reluz © | Todos os direitos reservados | TEL: (11) 4109-9084